Prevenção de lesão no ciclismo


Nas últimas década ocorreu um aumento significativo de adeptos a nível amador e profissional em vários esportes, sendo um deles o ciclismo em suas diversas modalidades (mountain bike, speed, triatlo, contra-relógio, pista, bmx down hill). Independente da modalidade, o ciclismo exige uma alta repetição de movimento dos membros inferiores (quadril, joelho, tornozelo), chegando a 5 mil ou mais revoluções do pedal por uma hora de atividade física.

Um desequilíbrio muscular, ósseo, ligamentar e/ou neuromuscular, associado frequência do treinamento e a sobrecarga mecânica do esporte e fatores individuais, elevam a probabilidade de lesões como: lesão musculotendineas, lombalgia, disfunção femoropatelar, luxação do ombro, a rotura da fáscia plantar, fraturas de estresse da ulna ou rádio, hérnia de disco, entre outras. Portanto é importante realizar o trabalho de prevenção de lesão e reabilitação no ciclismo independente do nível ou modalidade que se pratica.

O trabalho de prevenção de lesão e reabilitação é realizado por uma equipe multiprofissional com fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas, médicos, com o objetivo de identificar os fatores de risco relacionado ao atleta (como por exemplo, uma perna mais curta que a outra) e ao esporte que pratica.

Nos praticantes de ciclismo, sempre realiza um trabalho de ergonomia na bicicleta (BIKE FIT), com o objetivo de corrigir os ajustes que possam causar lesão, como posicionamento dos pés no pedal, um selim (banco) baixo ou alto, posicionamento das mãos no guidão. Com os ajustes estando corretamente para o biótipo do atleta, promove o aumento do rendimento, conforto e previne lesão.

No caso da fisioterapia são realizados trabalhos com o objetivo de maximizar a flexibilidade, fortalecimento muscular, postura, correção do gesto esportivo (no ciclismo Bike Fit associado ao trabalho com o treinamento do educador físico), entre outros objetivos. Dessa forma obtém uma longevidade do atleta no esporte, minimiza as lesões, acelera a reabilitação e melhora qualidade de vida.

Nós da INOVEFIT trabalhamos com exercícios específicos para fortalecimento do CORE.

Fonte:

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *